• Lab'n Home

Você sabe o que é analisado no Hemograma Completo?

O Hemograma Completo analisa a quantidade de células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), plaquetas, hemoglobina (Hb) e hematócritos (Ht). A falta ou excesso de alguma dessas substâncias pode significar algum problema no organismo e cada uma delas desempenha uma função diferente em nosso corpo.



Conheça as 3 PRINCIPAIS ANÁLISES desse teste:


O ERITROGRAMA avalia os eritrócitos, também chamados de hemácias, verificando o tamanho, formato, intensidade de cor, quantidade de hemoglobina que cada eritrócito possui, além de mensurar a porcentagem de células sanguíneas (hematócrito).

Auxilia no diagnóstico de anemias, policitemias, desidratação e hiper diluição.


O LEUCOGRAMA analisa os glóbulos brancos, os chamados leucócitos. Estes são células de defesa com múltiplas funções no nosso Sistema Imune: ora atacam o invasor de forma direta, ora produzem anticorpos, ora apenas os identifica e assim por diante.


Faz o diagnóstico de infecções virais, bacterianas ou parasitárias, displasias medulares, leucemias e linfomas.


Já o PLAQUETOGRAMA mede a dosagem das plaquetas, que são fragmentos de células responsáveis pelo início do processo de coagulação. Quando um tecido de qualquer vaso sanguíneo é lesado, o organismo rapidamente encaminha as plaquetas ao local da lesão. Lá, elas se agrupam formando um trombo, uma espécie de rolha ou tampão capaz de estancar o sangramento para que nosso corpo repare o tecido lesado sem que haja muita perda de sangue.


A dosagem de plaquetas é importante principalmente antes de cirurgias e, para avaliar quadros de sangramentos sem causa definida.



É importante lembrar que para realizar o HEMOGRAMA é preciso evitar:


bebidas alcoólicas nas horas que antecedem o exame;

atividades físicas antes do exame.







#labnhome #laboratoriolabnhome #saude #exames #coletadomiciliar #morumbi #resultadosonline #emagrecimento #diagnostico #hemograma


8 visualizações