• Lab'n Home

PORQUÊ O EXAME DE COVID - 19 É DO TIPO PCR E O QUE ISSO SIGNIFICA?

Hoje nosso post é, na verdade, uma dúvida bastante comum de pacientes sobre os testes de laboratório: Afinal, o que significa quando um exame é do tipo PCR?


Este termo, que até pouco tempo atrás, muitas pessoas nunca tinham ouvido falar, agora faz parte dos assuntos mais comentados da atualidade devido à pandemia de Coronavírus.


PCR é nada mais, nada menos do que a sigla de “Reação em Cadeia da Polimerase”.


Para explicarmos melhor, a Polimerase é uma enzima utilizada na replicação de material genético - DNA e RNA - em que várias cópias de uma sequência genética conhecida são geradas.


👉 E o que isso tem a ver com o Covid-19?


O Teste que atualmente utilizamos para diagnosticar pacientes que apresentam sintomas é um tipo PCR, já que o material genético deste vírus já foi sequenciado (é um vírus de RNA de fita simples de sentido positivo).


Assim, colocamos a amostra do paciente junto com os demais reagentes e um sinalizador por fluorescência. O resultado é obtido através da reação resultante desse exame que confirma o diagnóstico para Coronavírus caso surja a cor fluorescente, ou seja, detecção qualitativa de Covid-19.


🔹 Os exames de Coronavírus já estão disponíveis aqui no Laboratório Labn’home: Testes rápidos e Testes PCR!


🔹 Para agendar sua Coleta Domiciliar, ligue para nós:

📞 +55 (11) 2659-7307

📲 +55 (11) 95556-2824

.

1 visualização