• Lab'n Home

POR QUE CONHECER OS "HORMÔNIOS DA ATIVIDADE FÍSICA" PODEM MELHORAR SEUS RESULTADOS?


Olá! Você já se perguntou para que servem os hormônios, afinal?


Tratam-se de compostos que mantém as atividades do nosso organismo. Por isso é tão importante fazer exames regulares a fim de prevenir (ou, até mesmo, corrigir a tempo) possíveis disfunções que causam sérios problemas à nossa saúde e impedem os resultados que tanto buscamos em saúde e estética.


Sim, hoje vamos falar sobre os “Hormônios da Atividade Física”: 🏋


🔹 Começando pelo Glucagon e pela Insulina, eles agem regulando o metabolismo (ao mesmo tempo que a Insulina diminui o nível de glicose sanguínea, o Glucagon promove o seu aumento);


🔹 O GH - hormônio do crescimento - é fundamental para o anabolismo, facilita a síntese proteica (construção muscular) e incentiva o crescimento (de tecidos, cartilagem e ossos). Além disso, fortalece os ligamentos e tendões, diminuindo o tempo de recuperação.


🔹 Já o Cortisol, além de nos manter ativos, também ajuda a controlar a tensão, reduzir inflamações e atua no funcionamento do sistema imune.


🔹 Você busca o emagrecimento? Atente-se à Leptina, o hormônio da saciedade. Ela não somente controla o apetite, como também a taxa metabólica e a massa corporal. Assim, regula peso e intensifica o uso da gordura estocada em nosso corpo como “combustível”.


🔹 E não poderíamos deixar de citar a Endorfina, um dos hormônios mais associados à atividade física e com alta capacidade analgésica, o que minimiza a sensação de dor enquanto nos exercitamos.


🔹 Por fim, a Adrenalina e a Noradrenalina aumentam o gasto energético, uma vez que aceleram a queima de gordura e propiciam a liberação de glicose e ácidos graxos no sangue. Isso gera energia para a realização dos exercícios físicos, além de influenciar na dilatação dos vasos sanguíneos dos músculos trabalhados.


👉 Ainda tem dúvidas sobre hormônios? Envie no nosso direct! 😊

1 visualização