• Lab'n Home

PATÓGENOS PRIMÁRIOS X OPORTUNISTAS: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?


Olá! Com tantas informações sobre a infectividade por vírus nos últimos meses, o termo “patógeno” se tornou comum, saindo dos ambientes dos laboratórios e da Medicina aos telejornais, redes sociais e até mesmo às conversas entre amigos.


🔹 Mas, se existem bactérias benéficas que vivem hospedadas no nosso organismo, o que são os patógenos, afinal?


Antes de continuar este assunto, é importante lembrar que a diferença entre ficar ou não doente, está justamente nas condições em que se estabelece o contato entre o hospedeiro e os(potenciais) patógenos que podem ser classificados em dois grupos:


🔹 Os Patógenos Primários são aqueles que causam 1 ou mais doenças ao organismo, mesmo que estejamos saudáveis. Por exemplo: a bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora da Tuberculose, bem como os vírus das Hepatites (HAV,HBV, HCV, VHD e VHE) e da Gripe (Influenza).

🔹 Já os Patógenos Oportunistas podem ser encontrados normalmente no nosso organismo, mas não causam nenhum “dano” na saúde quando a mesma está fortalecida.


Neste caso, apenas somos “infectados” e manifestaremos um estado doentio se a imunidade baixar.


Entre os microrganismos patogênicos oportunistas, está o'Staphylococcus aureus (que pode desencadear desde pneumonia a furúnculos e septicemia, uma grave infecção geral que chega a envolver risco de vida).


Principalmente, quando as nossas defesas naturais estão enfraquecidas, é importante manter um bom acompanhamento médico e monitoramento da saúde através de exames regulares.


Isso possibilita intervir e controlar a situação logo aos primeiros sinais de infecção, antes que se agravem. 💪😉


👉 Agora, conte para nós: quais são as suas principais dúvidas sobre Patógenos? .


4 visualizações