• Lab'n Home

O QUE SIGNIFICAM OS RESULTADOS DO EXAME DE VITAMINA D?


Olá, se você já fez exames para identificar como estão os níveis de vitamina D do seu corpo e deu aquela olhadinha no resultado, provavelmente não entendeu nada em um 1º momento, não é mesmo? 😆


Pois bem, hoje vamos falar sobre o que eles significam quais diagnósticos podemos obter com base nesta análise :


Bom, a vitamina D, assim como as demais vitaminas, têm um papel muito importante no nosso organismo e ajuda a nos manter saudáveis.


🔸 Quando o resultado for abaixo de 10 ng/mL, indica uma condição de deficiência de vitamina D ocasionada devido à pouca exposição ao sol e baixo consumo de alimentos ricos nesta vitamina. Há risco de evoluir com defeito na mineralização óssea, que é a osteomalácia, e raquitismo.


🔸 Resultados entre 10 e 20 ng/mL são indicadores de insuficiência de vitamina D, cujos níveis precisam melhorar. Risco aumentado de remodelação óssea e, com isso, perda de massa óssea, além do risco de osteoporose e fraturas.

🔸 Maior do que 20 ng/mL é o desejável para pacientes saudáveis em geral;


🔸 Entre 30 e 60 ng/mL é o recomendado para grupos com fatores de risco como: idosos, gestantes, pacientes com osteomalácia, raquitismos, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos.


🔸 Quando a dosagem é acima de 100 ng/mL, é detectado um estado de hipervitaminose, ou seja, doses elevadas de Vitamina D. Neste caso, há risco de toxicidade e Hipercalcemia (quando a taxa de cálcio no sangue está acima da considerada normal. Os sintomas podem ser fadiga, fraqueza muscular, náuseas e desidratação).



De forma geral, sempre leve os seus resultados à um profissional que possa interpretá-los de forma individualizada e lhe oriente boa práticas para uma vida mais saudável. 💪


1 visualização