• Lab'n Home

INTOLERÂNCIA A LACTOSE NÃO SE PRESUME. É PRECISO DIAGNOSTICAR!


Olá! Intolerância à Lactose…Este é um quadro que médicos de todas as especialidades se deparam com frequência. Por isso ainda é um assunto tão importante de falarmos devido à sua prevalência nos atendimentos.


👉 A verdade é que assim como outra questões de saúde, a Intolerância à Lactose não se presume. É sim preciso diagnosticar!


Isso porque não se trata apenas de uma definição a um determinado conjunto de sintomas. Veja algumas diferentes situações em que há incapacidade parcial ou total para digerir a lactose, um açúcar encontrado no leite e derivados. :


🔸 Deficiência de lactase: deficiência na expressão da enzima lactase no intestino delgado.


🔸 Má-absorção de lactose: qualquer causa de falha no processo de digestão e/ou absorção de lactose no intestino delgado.


🔸 Intolerância a lactose: presença de sintomas, como dor abdominal, meteorismo ou desarranjo intestinal, em pacientes com má-absorção de lactose, após a ingestão de lactose.


🔸 Intolerância a lactose funcional: presença de sintomas, como dor abdominal, meteorismo ou diarreia, em pacientes sem má-absorção de lactose, após a ingestão de lactose.


A Intolerância à Lactose pode ser difícil de se diagnosticar com base apenas nos sintomas já que estes podem ser confundidos com outras condições, como a Síndrome do Intestino Irritável por exemplo.


👉 Por isso o acompanhamento é fundamental. Após tomar a história clínica e realizar o exame físico, o médico pode recomendar mudanças na dieta e Coleta de Exames em busca de informações mais específicas da sua individualidade.


🔹 Para agendar sua Coleta Domiciliar, ligue:


📞 +55 (11) 2659-7307

📲 +55 (11) 95556-2824


10 visualizações0 comentário